quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Uma estrofe muito elucidativa

Queria só deixar aqui uma estrofe que me parece muito actual apesar dos Lusíadas terem sido declamados por Camões (não o maior poeta português de todos os tempos,PARA MIM mas ainda assim um grande poeta) no século XVI.Esta estrofe é a 28ª do canto IX,uma estrofe que foi dada a conhecer por uma pessoa que do pouco que me ensinou,me ensinou esta estrofe:

"Vê-de,que aqueles que devem à pobreza
Amor divino,e ao povo caridade,
Amam somente mandos e riqueza,
Simulando justiça e integridade,
Da feia tirania e da aspereza
Fazem direito a vã severidade;
Leis em favor do Rei se estabelecem,
As em favor do povo só perecem."

P.S.:Um muito obrigado às pessoas que me tem apoiado e comentado este blog.Sem vocês ele não tinha grande sentido...

1 comentário:

  1. De facto esta estrofe detém e deterá sempre um poder intemporal. Perfeitamente aplicável à corrupção que nos assola hoje em dia. Que já é tão banal que nem escandaliza ninguém. Se um político desvia fundos ou faz favores por causa de lobbies, já só se comenta isso. Não há revolta nem desejo de mudança. Parece que estamos a protestar sobre o clima : "Que chatice! Vai chover. Muito chunga." E nada nem ninguém altera nada.


    Para terminar: "A arbitragem Portuguesa mete nojo".

    ResponderEliminar