segunda-feira, 19 de julho de 2010

Am I wrong?


Não...Eu às vezes interrogo-me mesmo (pode parecer que faço as coisas de forma aleatória mas não...) se o que me rodeia está desenquadrado comigo ou se sou eu que estou desenquadrado com o resto do mundo.Parece a mesma pergunta mas se virmos as coisas de determinada perspectiva (como em tudo na vida) não é bem assim...

Imaginem que a vossa vida é um barco e anseiam por um porto onde possam estar sem qualquer tipo de problema e que aquele porto seja o vosso porto seguro para sempre.Se um porto vos agradar o que é que vocês devem fazer?Pesar durante meses se devem entrar nesse porto ou não e depois do nada abandona-lo sem sequer ter tentado OU experimentarem o porto para ver se o vosso barco realmente se adapta?

Agora imaginem que tomaram a segunda opção e que o vosso barco aparentemente se adapta ao porto e que decidem ficar lá...MAS de repente, reparam que de certa forma, aquele não é o porto que vocês estavam à espera...Por uma razão ou outra aquele porto não dá ao vosso barco aquilo que vocês gostavam que desse, não por culpa do porto que faz todos os esforços para que o vosso barco seja bem tratado mas porque vocês sentem que não é aquilo de que estão à procura...E então decidem zarpar para outro sítio...

Ao tomarem essa decisão informam a pessoa responsável do porto que não querem mais fazer parte dele e que estão descontentes. O responsável do porto fica imensamente triste e aceita a decisão sem no entanto dar o braço a torcer e dizer que o barco lhe devia uma oportunidade (?!) porque (e esta é a parte espectacular) o porto o acolheu (ainda que por vontade própria)...Despedem-se de forma cordial e combinam que esporadicamente podem encontrar-se no porto para estarem juntos e tomar café mas nunca mais será possível aquele porto ser o porto onde o vosso barco vai ficar...

(Nos momentos a seguir a pessoa responsável pelo porto decide constantemente contactar-vos por escrito perguntando se não têm medo que outro barco atraque naquele porto e vocês dizem que não mesmo para o responsável pelo porto se convencer de que não será possível e para que dê oportunidade a outros barcos)

Dias depois, a pessoa responsável pelo porto onde vocês estiveram vem pedir-vos que façam um teste de fiabilidade de navegação, já que o vosso barco pode sofrer de danos irregulares e ter afectado o porto onde se encontra...Mesmo já tendo o porto outrora usufruído da companhia do barco e confiando que ele não possuía qualquer irregularidade...Ainda que sentido e achando que é uma falta de confiança enorme vocês fazem o teste de fiabilidade de navegação tendo dado negativo e deixando o responsável pelo porto sem qualquer problema para receber outro barco...No entanto, o responsável pelo porto ou é mentecapto ou ingénuo ou então sofre de algum atraso crónico para não perceber o quão fodido se fica numa situação destas...Porque se ele confiou na altura em nós cegamente também nós confiámos que o seu porto seria seguro e não teria irregularidades e depois da quebra não passámos a desconfiar simplesmente porque o entendimento já não era possível...Ainda assim foda-se, a navegação continua e "siga a marinha", há muito mar por navegar mas aí quando esta ainda estava entalada, o porto que um dia nos foi conselheiro, e que nos acolheu e nos entendeu outrora volta a foder tudo...Porque desta vez algum barco decidiu entrar no porto e vandalizar e o que é que passa naquela cabeça de fósforo roto???Que o responsável pelo vandalismo fomos nós!!Dá para acreditar?Nós que tanto nos esforçamos para que se sentisse bem e que fizemos tudo e demos tanto de nós para que tudo desse efeito mas ainda assim,não importa, as coisas acabaram e então FODEU(!!) agora é só desconfiar a torto e a direito e ainda assim não entendem "porque reagiste dessa forma,não era razão para tal"....

E agora meus amigos, eu deixo ao vosso critério...Se eu realmente sou um cabrão egoísta ou se pus termo às coisas a bem...É com humildade que o faço porque se realmente acham que eu agi mal no caso façam o favor de mo dizer!!

21 comentários:

  1. Bem, what can I say? Metáfora explicita. Eu gosto disso :D. Hum, não vem adicionar nada que eu não soubesse já, mas anseio por comentários a este post. É giro ver como por vezes o que dá cócó não é tanto os barcos e portos mas os mares que atribulam a relação entre os dois. Condicionantes, condicionantes. In the end, sou da opinião que estiveste bem neste último breakup. Pareceu-me, do que sei, que agiste correctamente. Kudos!

    ResponderEliminar
  2. Depois de o regente do porto onde te encontravas ver-te atracar sem motivo aparente , que mais esperavas para além de que a confiança no teu barco fosse abalada ? É normal que a perspectiva sobre o facto de te terem deixado atracar lá fosse abalada , daí pedir-se um teste de confiança , que esperavas tu de um porto que confia plenamente num barco e depois sem razão aparente é abandonado por ele?
    O Porto pediu-te um teste de confiança , não acusou o barco de nada , depois do barco ter saido do porto , o porto tem de garantir a sua qualidade ( além do mais pode haver varias razões desconhecidas ao barco para que o porto lhe tenha pedido uma "prova").
    Em relação ao vandalismo , depende da gravidade do vandalismo ou se houve algo que pudesse indicar que foi o barco que o tinha abandonado, só estamos a ver o lado da historio do barco , não e justo dar uma opinião sem ver o lado da historia do porto.
    Será que o barco realmente se preocupou com o estado em que ficaria o porto ? Será que durante todo o processo pensou em como ficaria o porto depois de abandonado?
    Será que o porto teria feito o mesmo teste de confiança ? Será que se o barco fosse vandalisado , e houvesse algo que apontaria para o porto e tivesse sido o barco o abandonado ele não apontaria para o porto?

    Gostei da analogia , mas pareceu-me uma vista apenas de um dos lados ...
    Pareceu-me também que isto e um caso de falta de comunicação ...

    ResponderEliminar
  3. Correcção :

    Ver-te abandonar o porto sem motivo aparente.

    ResponderEliminar
  4. ok...
    lol

    Ai ai...Bem, eu quando me aparecem estes ditos anónimos que não se identificam costumo cagar de cima a baixo na opinião deles mas uma vez que me parece uma pessoa tão bem informada sobre a história e tão próxima do porto eu até respondo com gosto...

    Eu quando abandonei o porto dei as minhas razões!O porto pode ou não achá-las válidas mas eu dei razões para isso,explicitei-as mais que uma vez até e dessa forma caro anónimo, isto, aqui ou em marte, não é abalar a confiança de ninguém...Eu não traí a confiança de ninguém porque na minha cabeça trair a confiança de uma pessoa não é dizer que vamos partir e apresentarmos as nossas razões para isso,period!

    Posto isto, não cabe na minha cabeça virem-me pedir testes de fidelidade ou do raio que parta porque se não sabemos o que aí vem precavemo-nos,não andamos aqui e ali a experimentar e no final porque sim "ai porque abalaste a minha confiança então quero que faças o teste".Isso se na sua cabeça caro anónimo não é um ataque à verdade e à palavra de uma pessoa então olhe não sei que lhe diga...Deve ser daquelas pessoas que dá a outra face mas olhe eu sou o esterco que sou,que se há-de fazer?E eu, acredite ou não, (porque muito me parece que sabe bem a história do outro lado) fui sempre correcto com o porto em questão e mesmo aí tendo ficado indignado com tal acto fui na mesma fazer o teste...

    Quanto ao resto...Olhe eu não me importo que venham educadamente falar comigo de qualquer assunto desde que seja com modos!E não vir atacar-me por escrito primeiro plo blog e depois por chat em internet dirigir-me a palavra em forma de suposição que eu teria feito o tal ataque e não de sequer me perguntar se tinha sido eu...

    Achei fantástico a atitude de um anónimo que não se identifica vir aqui e dar-se ao trabalho de tentar contrapor tanto a outra parte , foi de louvar o esforço sem dúvida...

    ResponderEliminar
  5. Bem, vamos por partes como dizia o estripador:

    @Anon :

    Bem, eu gostei que tivesse vindo cá alguém falar da perspectiva do porto (esta metáfora corre o risco de se tornar entediante em breve). Até pq é um lado da estória que fica sempre um pouco posto de lado. No entanto, um barco atracado no porto pode sair de lá quando bem quiser. Igualmente, o porto pode exilar o barco se o bem entender. Em ambos os casos dar justificações ao outro é bem vindo, se bem que não necessário. Pelo que sei da estória, de ambos os lados, esses motivos foram dados. Um lado considerou-os suficientes, outro nem tanto. Ainda assim, aqui estão motivos.

    Relativamente à questão da confiança, entramos uma vez mais num tema passível de discussão. Percebo quando é dito que a confiança ficou abalada. Mas não compreendo. De facto, este teste à confiança faria todo o mais sentido antes de se ter tido a confiança e não quando esta foi "traída". Estes tipos de testes têm o intuito de prevenir e não "dar a conhecer" que foi o caso. Até porque se estes motivos são aceites, o Luís também teria todo o direito de pedir uma míriade de testes de confiança distintos porém não o fez. Até porque ele não sentiu que não confiasse nem mais nem menos na Joana. Mais a mais, num término de relação não se deve por em causa o que já se passou. Digo eu vá.

    Relativamente ao vandalismo, e ainda assim ciente do valor relativo da minha palavra posso assegurar que essa situação não foi causada não só pelo Luís como, tanto quanto sabemos, por nenhum amigo ou conhecido de nenhum dos envolvidos. Até porque tendo em conta a intenção do Luís em cortar e acabar de bem com a Joana, penso que seria contra producente fazer esse tipo de coisas. Compreendo que se possa suspeitar do comentário ainda assim. No entanto, é possível suspeitar e até dar voz a essas suspeitas sem ser de forma acusadora.

    Quanto aos "e se" o porto e o barco trocassem de posição, bem, é meramente especulativo, e , a meu ver, não é desculpa para as acções de ambos os lados. É o que é e não o que poderia ser.

    @Luis

    Bah, também a identidade do anónimo n é importante. Importante é o que vem dizer. Dá um desconto ;).

    Hum, é natural que tenha ficado tantico abalado o porto uma vez que para ele nada indicava um término. No entanto esse abalo não justifica algumas acções por ele tomadas, uma vez que mexem com outras pessoas.

    E sim, o teste de confiança eu bem sei que não te caiu bem. E não é de espantar. Não só o teste não vem a acrescentar nada (afinal se tivesse dado po torto já tinha dado, né?) como também se pode considerar como algo injurioso ele ser feito nesta altura. Mas já todos ouvimos esta versão.

    E sim, foste algo "atacado" por essas suspeitas, que, tendo algum fundamento, não são verdadeiras (eu acredito que não são, veementemente).

    Eu gostei de poder ver um pouco a outra face da moeda, e no fundo no fundo, ambos se vêem magoados e traídos à sua maneira. Ninguém pode clamar razão para si.

    Acho que toda esta situação era um pouco escusada, bem como todo o drama que a envolve. A meu ver, a questão não é tanto a "falha de comunicação" como é a de má gestão de uma relação.

    Kudos para todos ^^

    ResponderEliminar
  6. Cada um e como cada qual , nem todos funcionamos da mesma maneira meu caro ...
    Apenas vivi um situação semalhante ...
    Tu erras-te sim...

    ResponderEliminar
  7. Eu erro-me??Oh diabo parece que temos aqui alguém concorrente com a Joana nos erros ortográficos...

    ResponderEliminar
  8. E "semalhante"....Ele há coisas do demo...

    ResponderEliminar
  9. Mas errou em que sentido? Como pode alguém errar numa situação destas? Se não há arrependimento de nenhum dos lados, como pode haver erro?

    ResponderEliminar
  10. Agora foste cruel Luis. Mas ainda assim estou curioso

    ResponderEliminar
  11. Ah exacto...Estás lá quase...Só faltava agora escreveres "erraste" em vez de "erras-te"...e depois disso poderes sei lá fundamentar essa tua fantástica sentença de eu ter errado e em quê!

    ResponderEliminar
  12. Oh vá lá anon. Diz-nos aquilo a que te referias quando mencionavas que o Luis errou. É que gostava mesmo de perceber o que é que consideras como erro. A meu ver, ninguém errou.

    ResponderEliminar
  13. Ah exacto...Estás lá quase...Só faltava agora escreveres "erraste" em vez de "erras-te"...e depois disso poderes sei lá fundamentar essa tua fantástica sentença de eu ter errado e em quê!

    ResponderEliminar
  14. Ouvir so um lado da historia aos olhos do Luis é muito facil falar meu colega , por acaso nem reparei que estavs anónimo ... mas ficará.

    Se achas que agiste bem , porque te das ao trabalho de uma analogia e de perguntar as pessoas se o fizes-te?

    ResponderEliminar
  15. Na verdade, é me fácil falar qualquer das versões. Não fui eu quem tomou nenhuma das posições. Mas divago...

    Ainda assim, fica por explicar o conteúdo do "erraste" que foi aqui dito.

    Se é para mim fácil falar desse lado, então, por quem sois, abre me os olhos para a versão do teu lado. Eu compreendo-a, acredito que sim. E não a considero errada, nem por isso. Acho que houve atitudes escusadas de parte a parte.

    O luis criou este post com o objectivo de indirectamente expor a forma como a seus olhos as coisas se tinham passado, com o intuito de não referir nomes nem acontecimentos, mostrando alguma sensibilidade em expor o assunto.

    ResponderEliminar
  16. É muito baixo atacar as fraquesas dos outros , devias saber isso ...

    ResponderEliminar
  17. Mais uma vez escreve-se "fizeste" mas enfim...

    Eu escrevo o que porra,caralho,cona,merda,piça,pénis,vagina,clitóris me foda-se apeteça no blog! E sabes porquê?

    Porque é meu e porque posso!!

    E escrevi porque é uma história da minha vida como tantas outras e porque a dona Joana me acusou basicamente de eu ter errado e eu vim aqui e perguntei humildemente se as pessoas achavam que eu tinha errado porque eu não acho que tenho errado e estou tranquilíssimo com a minha consciência!!

    ResponderEliminar
  18. Fraquesas? Oh Joana eu não aturo isto...Até sempre!

    ResponderEliminar
  19. Como sempre tu ages correctamente ...

    ResponderEliminar
  20. "sabendes" que mais? no coments (euronews)

    engraçado que as palavras "sabendes", "coments" e "euronews" estão sublinhadas lol

    ResponderEliminar