quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Privacidade VS Liberdade

Once again ao conversar com o meu amigo Jacob ele referiu que muito preocupava os portugueses o facto de poder ter gps na matrícula por falta de privacidade (julgo que foi neste âmbito) dizendo que preferia liberdade a privacidade...

E isto fez-me pensar o que é de facto melhor...Então pus as coisas nos extremos.Ter privacidade sem ser livre ou ser completamente livre sem ter privacidade e sou obrigado a concordar com o meu amigo João, é bem preferível ser livre sem ter privacidade...Se bem que isto pode levar a paradoxos dependendo de interpretações.Será que é possível ser realmente livre não possuindo privacidade?Bom, depende do vosso conceito de liberdade...Eu estou a pensar num conceito de liberdade ao nível de podermos fazer o que quisermos,com as devidas limitações que isso implica (a liberdade de uns começa quando a de outros acaba and so on, sim é um facto mas também não me quero alongar por aí).É preferível, a meu ver,termos liberdade se tivermos de optar entre um e outro...e qual é a vossa opinião?!

1 comentário:

  1. Bem, quase todos nós vamos perdendo, à medida que ganhamos mais responsabilidades, alguma liberdade. No entanto, esta não é perdida, mas sim trocada por outras coisas como segurança, estabilidade, paz, etc.

    Agora, nem sempre uma escolha significa que és livre de escolher. Há quem defenda que a escolha é uma ilusão. Se eu te der a escolher receberes 100€ ou 1000€, não é propriamente uma escolha pois não ^^?

    De igual forma, até mesmo quando aparentemente não há opcções disponíveis, há sempre opcções a tomar, se bem que nem as consideramos por vezes por estupidez, distração ou por serem contra producentes.

    Liberdade é ilusão. Sensação de liberdade não o é. Há gente livre em prisões e gente presa na liberdade do nosso mundo.

    É piscológico como dizia o outro :P

    ResponderEliminar