domingo, 7 de março de 2010

What if?

Às vezes questiono-me que os pequenos actos podem dar sequência a uma série de grandes consequências...Outro dia estava a fazer uma retrospectiva de mim e no que fiz no verão e o que isso influenciou a minha vida para o resto e como está neste momento.

Lembro-me de há mais ou menos um ano ter conhecido o Rafa em Processos de Fabrico I,ele entrou no mesmo ano que eu no curso mas até então nunca tinha tido contacto com ele.Ele falou comigo porque estava fulo com o que lhe tinha acontecido.Aleatoriamente tinha calhado com dois estudantes de Erasmus,um turco e um brasileiro e estava a tentar recuperar de uma depressão.Eu e o Rafa começámos a falar cada vez mais e construímos uma boa amizade.
Passadas semanas,certo dia na faculdade estávamos no bar e eu entretido a conversar com colegas da faculdade,não me lembro bem quem talvez o Lebre e o Espinho nesse momento estivessem a conversar comigo,de repente o Rafa passa-me o telemóvel e eu olho e dizia Joana e digo "Sim?" e ouço do outro lado "Luís?Olha o Rafa disse-me que tu percebias bastante de matemática podes-me explicar matéria sobre programação linear que eu tenho amanhã teste?" e eu disse "Ok é na boa...Combinamos então para a noite.".Nesse dia fui jantar fora e veio a Pipas buscar-me e no carro já estava o Rafa e a Joana.Fomos jantar só que depois estávamos tão bem-dispostos e decidimos ir tomar café à ribeira,acontece que estávamos tão bem-dispostos que eventualmente começámos a beber e então dada a descontracção comecei a conversar com a Joana e a ver que era uma pessoa muito afável,um pouco doida,um pouco insconsciente dada a idade mas uma boa pessoa.Eventualmente começámos todos a sair mais vezes e então conheci o Pisco e o Zé Manuel que também eram amigos da Joana.Um certo dia no FEUP caffé eu disse que gostava de ir a um festival e o Pisco prontamente disse que eles iam ao Paredes de Coura e que tinham muito gosto que eu fosse com eles...E assim foi,quase sem dar plo tempo a passar estava eu no Paredes de Coura e conheci uma pessoa também muito simpática de seu nome Catarina.Tinha andado na escola com o Pisco e a Joana e estudava em Coimbra.Lá conheci muito pessoal igualmente interessante, Brandão,Terra,Killer,Rita,Lemos,Barreto,Boss,enfim...enfim um monte de pessoal com o mesmo espírito de convívio que eu quando estava lá.No final do festival a Catarina pediu à Joana o meu mail e começámos a conversar.Daí nasceu uma grande amizade e quando ela foi ao festival do Azurara eu fui com vários amigos ter com ela e conheceu o Zé.Ela convidou-me para ir ao S.Paio que eu desconhecia completamente e fiquei por casa dela uma semana com um monte de pessoal que também conheci na Mi,a Ju,o Moisés,o Gil,o Pedro e o Bernardo.Tudo estudantes de Coimbra desejosos para que eu fosse lá a Coimbra vê-los no final do S.Paio.O que é certo é que o S.Paio acabou e a amizade ficou.E decidimos eu e o Rafa (que também esteve no S.Paio) ir passar uma semana a Coimbra a casa da Ju e da Mi.Entretanto o Zé também apareceu (que também tinha ido ao S.Paio) e ele e a Catarina começaram a interessar-se um pelo outro.No final de contas a Catarina começou a vir ao Porto e a estar sempre connosco e eventualmente ela e o Zé começaram a namorar.E começámos sempre todos a sair juntos e a encontrar-nos todas as semanas e hoje em dia fica sempre um ambiente familiar entre nós.


Agora penso, e se eu não tivesse ficado naquela turma de Processos de Fabrico I? E se o Rafa não tivesse calhado com dois estudantes de Erasmus?E se a Joana não tivesse ligado ao Rafa na altura em que ele estava comigo?E se a Catarina não tivesse ido ao Paredes de Coura?Se ao menos uma destas coisas não tivesse acontecido a minha vida teria sido totalmente diferente...Bastam pequenos acontecimentos que desencadeiam grandes consequências...

E depois disto lembrei-me duma das cenas que mais me fascinou no cinema até hoje,apesar de o filme não me ter fascinado tanto quanto a cena.É um excerto do filme O curioso caso de Benjamin Button e relata ao pormenor a forma como um acidente aconteceu e o título da cena aplica-se a mim "And if only one thing had happened differently":

2 comentários:

  1. Eventualmente, até o menor dos acontecimentos, tem como implicação toda uma cadeia de causalidades, cadeia esta que pode ser traçada até ao início dos tempos. Na verdade, bem vistas as coisas, ou não há coincidências, ou tudo é uma coincidência!

    ResponderEliminar
  2. Bela historia =)

    e se....


    bem , podiamos passar a vida a pensar nisso!! mas se o fizessemos era so "ses" na nossa vida ne?

    =)

    beijinhu**

    ResponderEliminar